sábado, 3 de abril de 2010

Texto sobre Placas Tectônicas: Trabalho de Geografia

Esse texto foi escolhido pela professora Valdiana, com ajuda do professor Rimário, como sendo o mais facil de se entender um pouco sobre Placas Tectônicas.




Placas Tectônicas

Novos estudos e descobertas geológicas levaram à teoria da Tectônica de Placas, que considera que a crosta terrestre ou litosfera está dividida e se movimenta em grandes placas, denominadas de Placas Tectônicas. A Terra é formada por camadas: a hidrosfera (de água), a atmosfera (de gases) e a litosfera (de rochas). A litosfera é a camada mais rígida da Terra e divide-se em partes menores: as placas. Essas placas se movimentam lentamente, gerando um processo contínuo de esforço e deformação nas grandes massas de rochas. Quando esse esforço supera os limites de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a Terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos. Com relação a este fato já se sabe o que aconteceu no Haiti; um terremoto de grau elevado na escala, que matou milhares de pessoas, deixando o país em decadência. O Haiti agora é visto como o país da miséria e da violência, onde não se pode nem caminhar direito na rua em meio a tanta destruição.
            Alguns dias se passaram e quando pensávamos que as coisas estavam indo bem, foi a vez do Chile, centenas de pessoas morreram e o país tenta aos poucos recuperar o que perdeu com bastante trabalho e esforço. Não era esperado uma catástrofe de tão grande porte, com tanta frequência, num país Subdesenvolvido, de condições relativamente boas, e que agora é surpreendido por essa catástrofe.

Álvaro José 2ºA (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário